ED.FÍSICA
O corpo humano, assim como o corpo de todos os animais vertebrados, possui simetria bilateral (simetria axial ou vertical). Ou seja, o lado direito do animal deve ter o mesmo formato (aparência externa) que o lado esquerdo.
A simetria bilateral corresponde a uma reflexão por um eixo que divide as partes esquerda e direita. No caso do ser humano, este eixo é a reta que passa pelo nariz e pelo umbigo. O nariz, por exemplo, está centralizados exatamente sobre o eixo de simetria, ou seja, as partes à esquerda e à direita do nariz são iguais. As descrições anatômicas, tanto do corpo humano quanto dos órgãos, são baseadas em 3 principais planos de secção que passam através do corpo na posição anatômica.
1. Plano Sagital: são todos os planos verticais com orientação paralela à sutura sagital do crânio (ou da orelha). O plano sagital mediano (ou plano mediano) divide o corpo em duas metades iguais, direita e esquerda.
2. Plano Frontal: são todos os planos verticais com trajeto paralelo à sutura coronal do crânio (ou da “testa”). O plano coronal divide o corpo em duas metades diferentes, anterior e posterior.
3. Plano Transversal: são todos os planos que cortam o corpo horizontalmente. Divide o corpo em duas metades diferentes, superior e inferior. Quando é observado o movimento do corpo humano, aplica-se o conhecimento de eixo. Os eixos são linhas imaginárias que atravessam os planos do corpo perpendicularmente para possibilitar movimentos. Lembrando que estes planos e eixos serão sempre apliacados nas partes do corpo humano que permitem graus de movimentos amplos (articulações diartrose).
A. Eixo Látero-Lateral: estende-se de um lado ao outro, tanto da direita para esquerda quanto o inverso, perpendicular ao plano sagital. Esse eixo também é conhecido como Transversal ou Horizontal. Esse eixo possibilita os movimentos de flexão e extensão. Ex.: Articulação do ombro, do cotovelo, etc.
B. Eixo