Células
São células circundadas por uma parede celular rígida composta de polissacarídeos e peptídeos. Interiormente a parede celular está à membrana plasmática (bicamada de fosfolipídios e proteínas associadas).
As células procariontes são células que não possuem membrana nuclear, a carioteca. O DNA dessas células possui um formato anelar e fica disperso pela membrana. Essas células também não possuem Complexo de Golgi, retículo endoplasmático, mitocôndrias. Os organismos constituídos por essas células são unicelulares.
Todos os seres vivos que possuem células procariontes são chamados procariotas, sendo esse tipo de célula característico das bactérias, incluindo neste grupo as algas azuis ou cianofíceas, também consideradas bactérias.
CÉLULAS EUCARIONTES
São circundadas pela membrana plasmática e contém ribossomos. São muito mais complexas que as procariontes e apresentam núcleo, organelas citoplasmáticas e citoesqueleto. A maior e mais proeminente organela das células eucarióticas é o núcleo, que contêm a informação genética da célula, é o local de replicação do DNA e da síntese de RNA.
Apresentam uma variedade de organelas no citoplasma circundadas por membranas, essas organelas formam compartimentos onde se localizam as diferentes atividades metabólicas. Geralmente, são bem maiores que as procariontes. A comparti mentalização das organelas citoplasmáticas permite o funcionamento eficaz das células. As mitocôndrias e os cloroplastos exercem papel essencial no metabolismo energético. As mitocôndrias são os locais do metabolismo oxidativo e responsáveis pela geração da maior parte da ATP (derivado da quebra de moléculas orgânicas). Os cloroplastos são os locais de fotossíntese (encontrados nas células de plantas e algas verdes). Lisossomos e peroxissomos fornecem compartimentos especializados para digestão de macromoléculas e reações oxidativas. Células vegetais também contêm grandes vacúolos que executam variadas funções.
Por