Educação de jovens e adultos, perfis isabel e josé
Isabel é uma mulher acima de 30 anos, negra, teve uma infância precária, tendo que ajudar a mãe que tem problemas psiquiátricos, convivendo com uma situação financeira completamente desfavorável, tendo então que abandonar seus estudos para ajudar em casa. Como percebemos nada cooperava para que Isabel pudesse concluir seus estudos como deveria, como vivia para cuidar da mãe, e seu pai abandonou a família, Isabel teve de abrir mão da escola, para poder ajudar com as necessidades da mãe. Um pouco mais velha e já mãe de quatro filhos, Isabel resolve retornar a escola, como José, na modalidade de ensino da EJA, e hoje percebe o quanto os estudos ajudaram a melhorar sua auto estima.
Fazendo uma reflexão sobre as vivências desses dois sujeitos, podemos constatar as mudanças ocorridas no dia a dia dos dois após voltarem aos estudos na EJA. Ainda que a experiência vivida na EJA que segundo eles não acrescentou o suficiente, podemos perceber que o trabalho com a auto estima e a perspectiva de realidade e de percepção de mundo de cada um muda conforme vão avançando nos estudos.
São duas pessoas que não tiveram condições de concluir seus estudos na época em que eram crianças, mas, a partir do momento em que decidem retomar os estudos, freqüentando as aulas da EJA, estes passam a ter um melhor convívio com as pessoas, conseguindo se comunicar melhor, e