O educador social e o apoio à toxicodependência
ÍNDICE
INTRODUÇÃO 2 ENQUADRAMENTO SÓCIO – HISTÓRICO 3 Origem do campo da Educação Social 3 A EDUCAÇÃO SOCIAL E A SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL 4 O EDUCADOR SOCIAL: FUNÇÕES, OBJETIVOS E ÁREAS DE INTERVENÇÃO 5 A TOXICODEPENDÊNCIA 8 O Educador Social no campo da toxicodependência 9 CONCLUSÕES 10 Jeanette Santos 10 Lubélia Duarte 10 Soraia Ramos 11 Susana Barbosa 11 BIBLIOGRAFIA 13
-------------------------------------------------
-------------------------------------------------
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi-nos proposto no âmbito da Unidade Curricular Sociologia da Educação Não formal, tendo como objetivo enquadrar a Educação Social nos vários âmbitos de intervenção socioeducativa.
O subtema escolhido em grupo foi: “Educador Social e o apoio à Toxicodependência, pois, hoje em dia, trata-se de uma grande problemática na sociedade e, por isso, é bastante importante a intervenção de um Educador Social na medida em que este pode prevenir o problema junto da comunidade. Ocupa-se de um tema delicado, pelo que requer muito cuidado e dedicação.
No decorrer deste trabalho vamos abordar o campo da Educação Social, destacando o seu enquadramento sócio histórico, dando relevo aos principais autores e os seus contributos teóricos para o seu entendimento e a sua relação com a Educação Não Formal. Falamos dos objetivos do Educador Social, as suas áreas de intervenção e, por fim, caracterizamos o papel do Educador Social na problemática em questão.
Com este trabalho pretendemos alcançar um maior contributo para a nossa formação académica enquanto futuras Educadoras Sociais.
-------------------------------------------------
ENQUADRAMENTO SÓCIO – HISTÓRICO
Origem do campo da Educação Social
Com as leituras que temos vindo a desenvolver nesta unidade curricular, reconhecemos que a Educação Social é uma temática recente, e o seu estudo tem vindo a ser desenvolvido em