A EDUCACAO A DISTANCIA
FORMAÇÃO DOS SUJEITOS DA EJA
Isamara Grazielle Martins Coura
Faculdade Pitágoras – Betim MG.
Wilson José de Araújo
Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, Centro de Educação Aberta e a Distância.
RESUMO: O presente artigo visa discutir a modalidade Educação à Distância (EAD) como uma possibilidade na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A EJA é um campo da educação cuja finalidade é garantir o direito à educação àqueles que não tiveram acesso a esta na chamada “idade regular”.
Entretanto, demonstra através de sua história vários momentos de avanços e retrocessos que acabam por caracterizá-la como um campo de luta permanente pela garantia do direito à educação com qualidade. A EAD é uma modalidade educacional que vem crescendo no Brasil e que tem sido pensada como uma alternativa também para EJA. Partindo então dessa perspectiva, pretendemos discutir a EAD como possibilidade para a EJA, levando em consideração as dificuldades apresentadas pelos sujeitos da EJA para ter acesso à escolarização, ocasionando sua exclusão social, sem deixar de lado a preocupação com uma educação de qualidade.
PALAVRAS-CHAVE: Educação de Jovens e Adultos; Educação à distância; Inclusão social
1. Introdução
O artigo pretende refletir sobre as possíveis contribuições da educação a distância para a educação formal de jovens e de adultos. A idéia do artigo surgiu após discussões relacionadas às lutas da educação de jovens e adultos (EJA) durante os anos para se efetivar enquanto modalidade de ensino, assim como o desejo de acesso a uma escolarização de qualidade para todos os cidadãos brasileiros que se encontram privados desse direito e as possibilidades apontadas pela educação à distância (EAD), modalidade que vem crescendo em nosso país. As análises partiram da pesquisa de mestrado intitulada: “A terceira idade volta à escola: expectativas e motivações”, associada à experiência com educação à distância, promovida pelo Centro de Educação