Logistica Internacional
A logística internacional é o ramo cujo objetivo principal é melhorar a importância dos sistemas logísticos externos, que ligam o fabricante aos seus parceiros da rede industrial, como fornecedores, transportadores e operadores.
No comércio exterior existe as atividades de compra, venda, troca de bens e serviços, circulação de capitais e mão de obra entre os países.
Com a exportação um pais tenta escoar a parcela excedente de sua produção, ou que se demonstre mais vantajosa, afim de crescimento e desenvolvimento econômico.
Com a importação os países buscam suprir suas necessidades de produtos que não podem produzir ou que são melhores e mais baratos vindos de fora. Para realizar esses fluxos de bens, serviços, mão de obra, etc, é necessário uma logística internacional, que representa a equação que gera a lucratividade ou o prejuízo da empresa.
Até o século XVIII, a logística internacional era realizada de forma precária, pelos meios de barco a velas e tração animal.
Após a revolução Industrial, a Logística Internacional começou a ganhar força e a se tornar mais rápida e eficiente, principalmente pelo avanço nos meios de transporte para trens e barcos á vapor.
No século XIX, veio a industria automobilística, trazendo os carros e caminhões, completando a evolução dos transportes terrestres
Com essa evolução nos meios de transportes, o Comércio Exterior começou a se intensificar e com isso foram geradas novas necessidades, em termos dos próprios transportes, embalagens para importação e exportação, leis, normas técnicas, contratos de comercialização e logística, blocos econômicos, moedas, etc. Até mesmo observamos uma mudança significativa nos padrões de consumos de diversos países.
A Logística Internacional pode ser definida como a melhor forma de conduzir uma mercadoria de um ponto de origem ao seu destino final, com o melhor preço, qualidade e tempo.
A Logística interna de um país desenvolve-se em um ambiente relativamente controlado, já a