resenha 2
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. & PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
Wanderson Max Rodrigues
Demétrio Delizoicov e José P. Angotti, professores do Centro de Ciências da Educação da UFSC, atuam no Programa de Pós-Graduação em Educação Cientifica e Tecnologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação dessa universidade, onde têm orientado teses e dissertações. Entre 1979 e 1981, implantaram um Projeto de Formação de Professores de Ciências, desenvolvido em cooperação com o Ministério da Educação da Guiné-Bissau e o Institut de Recherche, Formation, Éducadion e Développement (Paris), com apoio financeiro do Fundo Europeu de Desenvolvimento, adaptando para a educação escolar a proposta de Paulo Freire. Angotti tem se dedicado também à produção de material didático com multi-meios e projetos de formação docente à distância. São autores dos livros Metodologia do ensino de Ciências (Cortez) e Física (Cortez), entre outros.
Marta M. C. A. Pernambuco é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN, onde já foi pró-reitora de graduação. Atualmente tem orientado teses e dissertações e coordenado projetos e grupos de pesquisa em ensino de Ciências, bem como propostas pedagógicas baseadas em Paulo Freire. Com Delizoicov, integrou de 1989 a 1992, a equipe de assessores do Movimento de Reorientação Curricular, concebido durante a gestão de Paulo Freire na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, mantendo posteriormente serviços de assessoria a várias administrações, municipais e estaduais, em processos de reorientação curricular, com abordagem temática. É co-autora do livro Ousadia no diálogo: interdisciplinaridade na escola pública (Loyola).
Uma de suas propostas se dá no sentido de desmistificar o conceito de que a Ciência é só para os cientistas. Assim, trabalha sobre a necessidade de elaboração de um conhecimento científico que se aproxime da produção