resenha 2
Disciplina: Genética Básica/ Genética evolutiva e Humana
Feito por: Rafael N. Marques
Resumo Analítico de Artigos Científicos
Rivoire, W.A. et al. Biologia molecular do câncer cervical, Rev Saúde Matern. Infantil, Recife, 2006.
Palavras chaves: Biologia molecular, Carcinoma cervical, Papiloma vírus humano.
O referente texto traz uma abordagem a cerca da carcinogênese cervical correlacionado o Papiloma Vírus Humano (HPV) com este processo, visto que existe uma acentuada evidencia clinica e experimental de que o mesmo tem um papel central no desenvolvimento e crescimento do câncer cervical. O ciclo celular é coordenado pelo próton-ocongênese (estimuladores) e genes supressores (inibidores), quando ocorrem mutações neste ciclo resulta então na perda da ação dos genes inibidores em relação ao estimulador. No controle da divisão celular incorreta ocorre inibição do crescimento e apopitose (senescência e morte programada), outro mecanismo controlador são os telomeros que limitam o numero de divisões celular. Na presença de mutações celular ocorre um desequilíbrio citogenético e superação desses mecanismos ocasionando assim á carcinogênese.
O HPV (papiloma vírus humano) do tipo 16 e18 classificado como tipo “alto” suspeito em 90% dos casos de câncer cervical e por possuir oncogêneses E6 e E7, promove o desequilíbrio citogenético, contudo o mecanismo exato pelo qual o produto desses genes age ainda não foi esclarecido, em particular, foi demonstrada uma interação entre proteínas desregulando o ciclo celular.
Com as novas técnicas avançadas de biologia molecular é possível ter o conhecimento dos mecanismos da oncogênese cervical identificando os grupos de HPV ou tipos virais específicos, apesar do custo elevado a associação dessas técnicas no serviço de saúde, proporcionará diagnostico e avaliação melhores da neoplasia, auxiliando em novas terapias menos invasivas, como também, fomentará campanhas de educação na saúde para