Resenha 2
CURSO DE ENFERMAGEM 1º PERIODO VESPERTINO
DISCIPLINA: METODOLOGIA
IRISLANE KARINE SOUZA ROCHA
RESENHA CRITICA
CAXIAS-MA
2015
IRISLANE KARINE SOUZA ROCHA
RESENHA CRITICA
CAXIAS-MA
2015
REFERENCIAS:
Bordenave, Juan E. Diaz –O que é Comunicação,Brasiliense (2012), 112 p.
Oque é comunicação. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/93716005/Resumo-do-livro-O-que-e-comunicacao#scribd. Acesso em:14 Mai. 2015.
Juan Diaz Bordenave era um intelectual paraguaio, considerado um dos pais do pensamento latino-americano sobre a comunicação.
Entre suas obras estão ensinando estratégias de leitura, comunicação e sociedade, e a participação da sociedade, Planejamento e Comunicação, que é a comunicação rural, Além dois Meios e Mensagens, Educação a Distância: fundamentos e métodos, a educação rural no Terceiro Mundo, comunicação e desenvolvimento rural.
Partindo do pressuposto de que o meio é a mensagem, fica fácil identificar um ambiente social da comunicação. Toda forma de interação requer um ambiente, pois a comunicação está presente em tudo através de um complexo sistema de normas e códigos que disciplinam. Existe ambiente estruturado; não estruturado; macro ambiente, ou seja, cada sociedade tem a comunicação que consegue atingir.
O livro de Juan Diaz relata suas ideias sobre a comunicação e o meio em que ela se passa. O capitulo “O meio ambiente social da comunicação” diz que a comunicação não pode existir por si só, ela é algo separado da vida da sociedade. Sociedade e comunicação são uma só. Não poderia existir comunicação sem sociedade, nem sociedade sem comunicação. Ambas possui uma relação dependente.
A comunicação foi o canal pelo qual os padrões de vida de sua cultura foram-lhe transmitidos, por onde aprendemos a ser “membros” de uma sociedade. Foi assim que adotamos nossa “cultura”, os modos de pensamento e de ação, crenças e valores.
Os meios desempenham funções