Queimaduras
Um agravo importante para a saúde das pessoas são as queimaduras. Elas estão associadas às causas externas de morbidade e mortalidade e afetam mais que os tecidos orgânicos. Afetam a auto-estima, os contornos reconhecidos como próprios ao indivíduo, afetam as relações familiares e o trabalho. Afetam e deixam marcas na pessoa, e em quem com ela convive .As queimaduras chegam à vida de modo inesperado em acidentes,tentativas de homicídio,violência ou em momentos de desespero como nas tentativas de suicídio.Produzir alívio,cuidar,considerar a pessoa e sua família integralmente e agir com competência técnica é nossa tarefa e desafio,como profissionais de saúde.
1. DEFINIÇÃO
Queimaduras são lesões nos tecidos que envolvem as diversas camadas do corpo – pele, cabelos, pelos, tecido celular subcutâneo, músculos,tendões e ossos. Geralmente são causadas pelo contato direto com objetos quentes superaquecidos ou incandescentes, mas podem também ser provocadas por substâncias químicas como ácidos, soda cáustica e outros. Emanações radioativas como as radiações infravermelhas e ultravioletas ou mesmo a eletricidade são outros fatores desencadeantes das queimaduras.
2. CAUSAS
As queimaduras são causadas por diversas fontes externas, as quais são divididas em fontes térmicas (relacionadas com o calor), químicas, elétricas e provocadas pela radiação. Nos Estados Unidos, as causas mais comuns de queimadura são:
Fogo ou chama (44%).
Escaldões (33%).
Objetos quentes (9%).
Eletricidade (4%) .
Produtos químicos (3%)
A maior parte das queimaduras ocorre em casa ou no trabalho, sendo na maioria acidentais, e apenas 2% é devida a agressões e 1,2% devida a tentativas de suicídio. Em 6% destes casos verificam-se lesões nas vias respiratórias devido a inalação.
3. TIPOS
3.1. Térmicas
Os incêndios e os líquidos quentes são as causas mais comuns de queimaduras. Dos incêndios em residências que resultam em morte, 25% têm