Queimadura
Introdução
Funções da pele
Tipos de queimaduras
Classificação das queimaduras
Cuidados imediatos
Tratamento
Atendimento psicológico
CIH (Controle de Infecções Hospitalares)
Cuidados de enfermagem ao doente queimado
Bibliografia
2
3
4
5
8
11
12
14
15
16
17
Introdução
Queimadura é uma lesão em determinada parte do organismo desencadeada por um agente físico. Dependendo deste agente as queimaduras podem ser classificadas em queimaduras térmicas, elétricas e químicas. Queimaduras térmicas são aquelas causadas por calor e são as mais freqüentes.
Quando se faz uma avaliação das causas das queimaduras observa-se que, na esmagadora maioria das vezes, a falta de cuidado é o principal elemento responsável.
O manuseio descuidado de produtos em altas temperaturas, como líquidos quentes ou objetos incandescentes e a atividade de crianças em ambientes perigosos, como a cozinha, podem ser considerados como a principal causa desta terrível doença que é a queimadura. O uso do álcool no início do churrasco, para apressar a combustão do carvão, ou o manuseio sem cuidado de foguetes e outros objetos explosivos também causam queimaduras e destruições de maior ou menor vulto, principalmente na mão e na face.
A dor causada pela queimadura faz com que, na situação de emergência domiciliar, as pessoas utilizem pomadas e ungüentos além de uma infinidade de outros produtos
(borra de café, etc.). A pasta de dente pelo frescor que desencadeia é freqüentemente usada. 3
Funções da pele
A pele é um órgão que faz parte do sistema tegumentar, é uma capa protectora sem a qual a vida se tornaria impossível. A pele não é uniforme em toda a superfície cutânea, uma vez que se adapta, segundo as zonas e as funções que tem que desempenhar.
A pele é composta por três camadas :
Epiderme
Derme
Hipoderme
Funções
Proteção: é a barreira contra agentes patogênicos e danos entre o ambiente e o organismo Sensação: a pele tem