Queimaduras
1. Conceito:
O termo queimadura refere-se ao resultado da ação direta ou indireta do calor sobre o organismo. No Brasil, ocorrem cerca de um milhão de casos de queimaduras por ano. As queimaduras constituem importante causa de mortalidade, principalmente devido às infecções decorrentes da queimadura.
2. Causas:
As causas mais comuns de queimadura são a chama do fogo, o contato com a água fervente ou outros líquidos quentes e o contato com objetos aquecidos. Causas menos comum são as queimaduras provocadas por corrente elétrica e por agentes cáusticos (queimadura química).
As queimaduras em crianças geralmente ocorrem em casa, por derramamento de líquidos quentes sobre o corpo (água fervente na cozinha, água quente no banho, óleo de cozinha quente, etc.). A maior causa de queimaduras em adolescentes, e a segunda maior em crianças, decorrem da chama do fogo, pela manipulação do álcool etílico líquido.
Os adultos se queimam mais frequentemente com a chama do fogo e, principalmente, no ambiente profissional. As queimaduras por contato com objetos quentes são mais comuns nos idosos e pessoas alcoolizadas, ou sob efeito de drogas ilícitas.
3. Classificação:
Queimadura de Primeiro Grau - queimadura superficial, atingindo apenas a primeira camada da pele - epiderme. Caracteriza-se por ser uma queimadura não exsudativa, dolorosa, mas que regride em poucos dias. O local fica vermelho, um pouco inchado.
Queimadura de Segundo Grau - Já não é superficial: epiderme e derme são atingidas. O local fica vermelho, inchado queimadura mais profunda causa bolhas, e é muito dolorosa, porque há a exposição das raízes nervosas que foram atingidas.
Queimadura de Terceiro Grau - queimadura esbranquiçada, tão profunda que atinge os músculos e ossos. Os tecidos ficam negros e sem vida, não há dor porque as terminações nervosas responsáveis pela sensibilidade à dor foram também queimadas - mas a vítima pode reclamar de dor devido a outras queimaduras, de