reorganizaçao
3.1 Conceito de Organização
Toda organização composta por pessoas que trabalham em prol de um objetivo comum. Para exemplificar a compreensão do tema, Chiavenato (2005, p. 24) afirma que “uma organização é um conjunto de pessoas que atuam juntas em uma criteriosa divisão de trabalho para alcançar um propósito comum”. O autor anda afirma que trata-se de uma unidade social conscientemente coordenada que funciona de maneira relativamente continua, com o intuito de atingir um objetivo comum.
Organizações são instituições sociais e a ação desenvolvida por membros é dirigida por objetivos. São projetadas como sistemas de atividades e autoridade, deliberadamente estruturados e coordenados, elas atuam de maneira interativa com o meio ambiente que as cerca (MORAES, 2004).
Quando mencionamos as principais diferenças entre as organizações tradicionais e as novas organizações devemos inicialmente levar em consideração o tipo de gestão. Em organizações tradicionais, prioriza a hierarquia de cima para baixo, ou seja, a responsabilidade está no topo da pirâmide e quem detém o poder e as informações são os cargos mais altos da instituição. Este tipo de empresa lida constantemente com a burocracia, é rígida e formal com sistemas de controle e possui seus departamentos isolados, ou seja, não empresa a visão sistêmica como vantagem competitiva. Dentre os seus principais valores podemos citar a conformidade, previsibilidade e estabilidade, bem como sobreviver a um ambiente extremamente fechado.
As organizações inovadoras perceberam que aproximar os gestores dos clientes, sejam eles internos ou externos é um método eficaz de diminuir ruídos e conflitos. Elas empregam o empreendedorismo em larga escala, compartilham poderes de decisão entre os colaboradores (empowerment) e estão buscando novos métodos de recrutamento e seleção para atrair os melhores profissionais. Baseada em uma estrutura horizontar, essa