Reorganização societária
Este trabalho vem mostrar e demonstrar através de pesquisas bibliográficas e artigos atuais, a importância e o crescimento no Brasil e no mundo de empresas que vêm passando pelo processo de Reorganização Societária.
Em tempos de competição globalizada, as empresas para sobreviverem têm de buscar mecanismos internos no sentido de maximizar seus ganhos, minimizar os custos financeiros e tributários e ainda alcançar a satisfação do cliente através de produtos e serviços concebido dentro dos padrões de qualidade internacionais.
Para ganhar mercado com tecnologia e fortalecer seu patrimônio, grandes grupos empresariais estão se unindo, surgindo novos grandes grupos em busca de mercados cada vez mais competidores, fortalecendo principalmente o valor de suas ações no mercado financeiro.
A cada dia surgem processos de Reorganização Societária, como fusão, incorporação e cisão, que são os mais comuns. São processos dos mais simples aos mais complexos, envolvendo pequenos e grandes volumes de negócios.
A seguir será apresentado uma síntese do que é Reorganização Societária, seus objetivos, finalidades e como deve ser os procedimentos desses processos, que vai desde as partes preliminares até as demonstrações contábeis após a conclusão da operação.
2. REORGANIZAÇÃO SOCIETÁRIA
2.1 CONCEITO GERAL
Reorganização Societária, é uma opção de planejamento financeiro, tributário e sucessório. Os procedimentos de reorganização das empresas encontram-se disciplinados na legislação das sociedades anônimas, mas se aplicam a qualquer tipo societário.
A competição globalizada aliada a conhecimentos tecnológicos de última geração, faz com que concorrentes tão longínquos roubem cativos clientes sem que se dê conta. Aí vê-se que é necessário