Rendimento de cortes comerciais de cabritos
Rendimento de Cortes Comerciais de Cabritos Alimentados com Resíduo de Panificação
1
2
3
Vinícius Carneiro de Souza ; Danilo Antonio Morenz ; Aline Barros Silva ; Carlos Elysio
4
Moreira da Fonseca ;
1. Bolsista de Iniciação Científica PROIC/CNPq/UFRRJ, Discente do Curso de Zootecnia; 2. Discente de
Mestrado no Programa de Pós-graduação em Zootecnia-UFRRJ; 3. Aluno do Curso de Zootecnia da
UFRRJ 4. Professor do Instituto de Zootecnia da UFRRJ.
Palavras-chave: concentrado, caprinos, sustentabilidade, alternativa.
Introdução
O Resíduo de Panificação pode ser uma alternativa para minimizar custos na alimentação de ruminantes, devido ao seu baixo custo quando comparado aos alimentos concentrados. Esses alimentos podem ser encontrados em abundância, otimizando a sua utilização. Assim torna-se necessária a avaliação do efeito do uso deste resíduo na ração sobre o rendimento de carcaça dos animais.
Material e Métodos
O experimento foi conduzido no colégio técnico (CTUR) e no Departamento de Nutrição Animal e Pastagem da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro no período de Dezembro a
Janeiro de 2009.
Foram utilizados dezesseis caprinos machos, inteiros, sem raça definida (SRD),com peso médio de 17 kg, provenientes do setor de caprinocultura do Instituto de Zootecnia, os quais foram alocados em delineamento experimental inteiramente casualizado, e mantidos totalmente confinados em baias individuais, onde receberam água limpa e fresca ad libitum e a ingestão de alimentos foi monitorada diariamente, através da pesagem do alimento oferecido e das sobras, ajustando o consumo. Foi administrado, também à vontade, sal mineral composto de cloreto de sódio mais sulfato de cobre a 0,5 %.
As dietas experimentais foram compostas de feno de Capim-Tifton 85 (Cynodon spp), como único volumoso picado em peneira de 4 mm e concentrado (tabela 1) na proporção de 40:60 com base na matéria seca (MS).
As rações concentradas foram