Manejo Alimentar e Nutricional para Caprino
A crescente utilização dos alimentos concentrados para suplementação vem proporcionando àovinocultura de corte um aumento contínuo e expressivo da produção ao longo dos últimos anos, bem como a redução da estacional idade de produção devido às condições climáticas nos países tropicais.
O impacto destes insumos no custo de produção é altamente representativo, sendo responsável por 40 a 60% dos custos totais de produção de acordo com o sistema utilizado. Desta forma, torna-se necessário conhecer as ferramentas para a realização do manejo racional da alimentação em busca da máxima eficiência produtiva e econômica.
Objetivo
Compreender as características e as necessidades nutricionais dos ovinos de corte em cada fase de desenvolvimento (cria, recria e engorda) e em cada fase da produção das matrizes (periparto, início e fim da lactação)
Capacitar técnicos para adequar o manejo nutricional da propriedade nos mais diversos sistemas de produção
Conhecer os distúrbios metabólicos e as formas de prevenção a partir das corretas práticas de manejo alimentar
Conhecer as características dos insumos mais utilizados na suplementação dos ovinos de corte no Brasil, bem como discutir sobre o planejamento estratégico para comercialização destes insumos
Público Alvo
Produtores rurais, administradores rurais, técnicos e estudantes ligados à agropecuária.
Alimentação e Manejo Alimentar
A região do Nordeste brasileiro, especialmente a Semi-Árida, é marcada por duas épocas bem distintas, uma época chuvosa e uma época seca. Na época chuvosa, caracterizada pela diversificação e abundância de plantas forrageira na pastagem nativa (Caatinga) os caprinos e os ovinos têm a possibilidade de consumir uma dieta rica em nutrientes, sendo necessário o fornecimento em cocho apenas da suplementação mineral. Por outro lado, durante a época seca matrizes e crias necessitam de alimentação diferenciada em função do estádio fisiológico ou fase de