AULA 4 SR Material escrito manejo de cria recria e engorda
MANEJO NAS FASES DE CRIA, RECRIA E ENGORDA
5) Manejo na Fase de Recria
Permanência das crias nas instalações;
Alimentação das crias em amamentação;
Desmame e separação das crias por sexo;
Alimentação das crias desmamadas.
6) Manejo na Fase de Terminação:
Terminação ou engorda de animais destinados ao abate.
5) Manejo na Fase de Recria:
PERMANÊNCIA DAS CRIAS NAS INSTALAÇÕES:
OVINOS
Na criação de ovinos, geralmente, não há necessidade dos cordeiros recém-nascidos ficarem nas instalações. As crias devem ficar juntas com as mães em pequenos cercados, por um período de dois a três dias após o nascimento. Depois, solte os cordeiros para outras áreas de pastos da propriedade.
No caso de cordeiros fracos e com baixo peso ao nascer, deixe ficar preso nas instalações durante mais dois a três dias.
CAPRINOS
Recomenda-se dois tipos de manejo de cabritos nas instalações:
Primeiro tipo: deixar os cabritos presos nas instalações por um período de 15 a 20 dias. Depois solte os cabritos com as cabras no pasto.
Segundo tipo: fazer a porteira do cabriteiro com 60 cm de altura do piso do aprisco ou do chiqueiro.Quando os cabritos saltarem a porteira podem ir para o pasto juntos com as mães. Este tipo de manejo evita o confinamento desnecessário das crias.
Atenção: Nos dois tipos de manejo as instalações devem ser limpas e arejadas e oferecer proteção para as crias contra ventos fortes, chuvas e frio.
O fornecimento de alimentos sólidos, durante a fase de amamentação das crias, é muito importante para acelerar o desenvolvimento do rúmen. Forneça forragem verde ou feno de boa qualidade e ração concentrada.
ALIMENTAÇÃO DAS CRIAS EM AMAMENTAÇÃO:
O desmame das crias é uma prática de manejo eficiente que pode ser usada com sucesso nos diversos sistemas de criação de caprinos e ovinos.
Na criação de caprinos e ovinos para produção de carne e pele, as crias devem ser desmamadas entre 84 a 90 dias de idade. Na criação de caprinos para produção de leite, faça o