CARACTERÍSTICAS DA REGIÃO NORTE DO BRASIL
Composta por 7 estados, a região norte e maior região do Brasil em área, com 3.869.639,9 quilômetros quadrados ( mais ou menos 45% do território brasileiro ).
O clima predominante na região norte é o tropical úmido e a vegetação, sua característica mais marcante, é a Floresta Amazônica com algumas áreas de transição entre esta e os outros tipos de vegetações das regiões adjacentes. Parte da região é cortada pela Linha do Equador, nessas áreas as temperaturas costumam ser elevadas, também a região norte caracteriza-se por ser muito úmida. Porém acontecem alguns fenômenos em algumas épocas do ano que jogam as temperaturas de algumas cidade para baixo. A floresta amazônica é uma casa para grande biodiversidade, que está sendo cada vez mais ameaçada pela atitude humana e o mal preservamento das matas. Os Campos de Hileia, localizados na ilha do Marajó e esparsamente em alguns pontos da Amazônia, também caracterizam a vegetação, sendo considerada extremamente rasteira e vazia.
A região norte apresenta basicamente três unidades de relevo: planície, depressão e planalto. Em todo território são identificadas diversas altitudes, no entanto, grande parte da região é constituída por uma topografia plana. Esse aspecto interfere na configuração da hidrografia, pois os rios escoam suas águas de forma serena e lenta, tornando-os viáveis para a navegação.
A Região Norte é a maior do país em extensão territorial, porém sua população é pequena, supera somente o Centro-Oeste (14.058.094 habitantes). A população absoluta da Região Norte responde por cerca de 8% do total do país, somando 15.864.454 habitantes, conforme dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A Região Norte do Brasil possui características únicas em seu território. Cidades isoladas, grande presença de rios e a carência de investimentos em infraestrutura marcam um subdesenvolvimento da região em relação a outras partes do país, no que se