remuneração
FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA, CONTABILIDADE
E SECRETARIADO EXECUTIVO – FEAACS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Remuneração e Benefícios
Professora: Suzete Pitombeira
Disciplina: Recursos Humanos I
Equipe:
Ana Beatriz Farias
Maria Viviane Nascimento Barbosa
Paulo Silas Rodrigues Sena
Vanessa Pinto
FORTALEZA
Abril - 2010
1. Compensação
Uma organização atinge seus objetivos por meio da união dum conjunto de entradas, como capital, tecnologia, matérias-primas, esforço humano, etc. O elemento humano é parte integral de qualquer que seja a organização, até mesmo naquelas onde há alto grau
de informatização.
Entretanto o resultado da união das partes não pode ser exclusivamente o acúmulo delas, mas deve apresentar sinergia, a qual é entendida como a capacidade de gerar, por processo de esforços conjuntos, riqueza diferente da inserida na formação da organização. Por sua vez, é essa riqueza que será distribuída entre as partes interessadas. Os fornecedores que forneceram matérias-primas ou equipamentos esperaram receber em troca do bom desempenho da organização a continuidade dos negócios empreendidos. Os financiadores, investidores e acionistas que acreditaram na organização exigiram sua contraprestação através de juros e dividendos. Os clientes desejarão boa qualidade de produtos e prestação de serviços e, finalmente, os empregados esperarão melhores salários, benefícios e retribuições.
Por isso quando se trata de salários, benefícios e retribuições também se está tratando de retribuição de uma prestação oferecida com antecedência do empregado à organização. Se estes quesitos não são bem considerados quando da definição das políticas salariais, é capaz de haver descontentamento, pois aí haveria um desequilíbrio no intercâmbio pessoasorganização.
Cada
funcionários transaciona seu trabalho para obter essa contraprestação/compensação que poderá ser