remuneração
A remuneração funcional, ou remuneração por cargo, é a forma mais tradicional utilizada pelas empresas para recompensar seus funcionários por seu trabalho, representando ainda hoje a âncora, ou seja, a maior parcela de mix total de remuneração.
Características:
A remuneração funcional é implantada junto com um sistema de cargos e salários. Em empresas que experimentaram crescimento rápido ou transformações profundas, o sistema de cargos e salários ajuda a dar coerência interna à organização, proporcionando definições básicas que apoiam a estruturação do trabalho. Ela também permite a equidade externa. Por meio de pesquisas salariais, a empresa pode comparar seus salários com os praticados no mercado e, assim, estabelecer diretrizes adequadas para atrair e reter a mão-de-obra desejada.
Vantagens:
As grandes empresas que a utilizam tendem ao conservadorismo e à inércia.
Desvantagens:
Inibe a criatividade, Inibe o espírito empreendedor, não considera o foco nos clientes internos e externos e não encoraja o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos.
Remuneração por competências
CONCEITO: O Significado da palavra competência pode se descrever como o conjunto de conhecimento, habilidade e atitude ( CHA ) que foram requerimentos específicos na descrição de cargo. A competência caracteriza-se pelo envolvimento das habilidades e aptidão, incluindo tudo aquilo que pode ser aprendido, mas que embora possa ser aprendido necessita dessa aptidão natural, a atitude de postura e comportamento que o cargo exige. CARACTERÍSTICAS:
É usada como forma de atrair os melhores profissionais a Remuneração por Competência, busca em processos onde predominam a iniciativa, criatividade, gerenciamentos de recursos e desenvolvimento de ideias. Aplica-se em empresas de estruturas flexíveis aumentando seu forte poder de competitividade atraindo talentos para sua