AIDS
Definições: HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae. Esses vírus compartilham algumas propriedades comuns: período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença, infecção das células do sangue e do sistema nervoso e supressão do sistema imune.
Janela imunológica é o intervalo de tempo entre a infecção pelo vírus da AIDS e a produção de anticorpos anti-HIV no sangue. Esses anticorpos são produzidos pelo sistema de defesa do organismo em resposta ao HIV e os exames irão detectar a presença dos anticorpos, o que confirmará a infecção pelo vírus.
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, mais conhecida como AIDS, é uma doença causada pelo vírus HIV, Vírus da Imunodeficiência Humana, que ataca o sistema imunológico devido a destruição dos glóbulos brancos (linfócitos T CD4+). E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção. A falta desses linfócitos diminui a capacidade do organismo de se defender de doenças oportunistas, causadas por micro-organismos que normalmente não são capazes de desencadear males em pessoas com sistema imune normal.
Contágio
As pessoas acreditam que apenas de conviver com uma pessoa infectada pode contrair a doença, porém pode-se haver trocas de contato e compartilhamento do mesmo espaço físico. O HIV só pode ser transmitido através transfusão de sangue contaminado, relações sexuais sem o uso de preservativo, o uso de seringa por mais de uma pessoa, instrumentos que furam ou cortam não esterilizados e ainda, de uma mãe infectada para o filho durante a gravidez, no parto ou na amamentação. O portador do HIV, mesmo sem apresentar os sintomas da AIDS, pode transmitir o vírus.
Sintomas
Um portador do vírus da AINDS pode ficar até dez anos sem desenvolver a doença e apresentar seus principais sintomas. Isso ocorre devido ao fato do vírus ficar “adormecido” e