REMUNERAÇÃO EM GESTÃO DE PESSOAS
Remuneração de pessoal
A moderna visão de gestão de pessoas exige que conceitos de parceria, trabalho em equipe e melhoria contínua estejam permanentemente presentes na agenda diária dos Administradores.
A transformação desses conceitos em práticas de gestão passa obrigatoriamente pela introdução de instrumentos gerenciais que conjuguem as necessidades das Organizações com as expectativas dos seus colaboradores, criando uma sinergia de esforços cujos resultados satisfaçam plenamente os interesses de ambos, impulsionando-os numa só direção em busca dos mesmos objetivos.
Um dos aspectos mais importantes da Cultura de uma Organização é o que se relaciona com a política de remuneração ao seu pessoal.
O nível de salários, complementado pela política de vantagens e benefícios, atualmente chamados carinhosamente de "pacote de remuneração" é elemento essencial tanto na posição competitiva da Organização no mercado consumidor como nas relações da Organização com os seus próprios colaboradores.
Um dos melhores e mais recomendados instrumentos que as Organizações possuem para avaliar se o seu "pacote de remuneração" é competitivo em relação ao mercado em que se situa e suficiente atraente para atrair e reter talentos em seus quadros é, sem dúvida, a Pesquisa Salarial.
Na sua essência, a Pesquisa Salarial fornece parâmetros e critérios para estudos e análises comparativas, evitando que se criem distorções e injustiças na fixação dos salários dos colaboradores, disponibilizando, ainda, informações que contribuem na elaboração e fixação de uma política de remuneração que estimule e oriente o crescimento profissional dos mesmos, contribuindo para a sua retenção, abrindo perspectivas de progresso e favorecendo a administração profissional dos salários do quadro de pessoal existente na Organização.
No âmbito interno, a gestão da remuneração tem um papel fundamental no equilíbrio do quadro de pessoal na medida em que a