Gestão de pessoas tipos de remuneração
Para as empresas, a visão tradicional de remuneração levava-se em conta o conjunto de atividades que o trabalhador desenvolvia. Entretanto, o valor não era calculado levando em conta o potencial profissional, mas sim, a quantidade de atividades desenvolvidas pelo cargo. Há também alguns fatores internos e externos que influenciam e ajudam a compor à massa de remuneração. Esses fatores são:
• Internos: Os fatores internos são característicos da empresa, como, tecnologia, financeiro, grupos hierárquicos (desenvolvidos dentro dessa organização), costumes, crenças e seu desenvolvimento de um modo geral.
• Externos: fatores externos são onde a empresa está inserida, como, Geografia, conjuntura econômica, governo, sindicato, etc.
Vejamos alguns problemas dos sistemas tradicionais de remuneração:
Inflexibilidade, visão limitada da realidade, conservadorismo, metodologia desatualizada, falta de sincronismo, divergências, etc.
Hoje, o principal conceito da nova visão de remuneração, denomina-se remuneração total ou remuneração estratégica, que é vincular o alcance dos objetivos por competência profissional, o cálculo não depende somente das atividades atribuídas ao cargo, mas também a forma que o profissional as desenvolve para se sobressair, e para executar suas tarefas com competência.
O profissional na visão atual está em foco, com o fator motivacional (plano de carreira e salários, reconhecimento e atenção aos projetos e ideias), enfim, o relacionamento humano dentro das empresas vem crescendo e sendo trabalhado para delinear o novo conceito de remuneração, com estímulos ao profissional, gerando assim maior produtividade e por consequência garantindo maiores bonificações salariais.
Vivemos em um ambiente com