GP Gustavo 15 10 SEI Uni III IN RF BB
GESTÃO DE PESSOAS
Prof. Gustavo Nascimento
Gestão de Pessoas
Políticas de manutenção
O processo de manutenção é o processo que visa manter as pessoas trabalhando na organização – conhecido como administração do pessoal – e que trata dos aspectos que envolvem a remuneração, os benefícios sociais.
Gestão de Pessoas
Sistema de remunerações, incentivos e benefícios sociais
A remuneração e os benefícios representam o sistema de recompensa da organização. São incentivos com o objetivo de estimular a ação dos funcionários para atender às necessidades da organização (Pfefeer, 1994).
Assim como a remuneração e os benefícios, podemos também apresentar a punição como estímulos reais ou potenciais para coibir certos tipos de comportamentos, ou ainda, para balizar comportamentos. Gestão de Pessoas
Punição
A punição reduz a probabilidade de um comportamento indesejável.
Recebem o nome de punição, as penalidades ou eventos desagradáveis com a finalidade de eliminar um tipo de comportamento não desejado.
Porém, é importante ressaltar que a punição reduz a motivação e o nível de energia. Sendo assim, pode provocar a extinção da motivação.
Gestão de Pessoas
Teoria de reforço
É a teoria que se preocupa com o comportamento do indivíduo em seu ambiente de trabalho, traçando estratégias para alterá-lo dentro das organizações por meio do reforço positivo e do reforço negativo.
Gestão de Pessoas
O reforço positivo é uma consequência ou um estímulo que faz com que o comportamento se repita, seja por meio de elogio, congratulação, prêmio, aumento de salário, desempenho e outros.
O reforço negativo é a frequência ou a intensidade de evitar um fato com uma consequência desagradável, como tirar o empregado da observação por já ter melhorado seu desempenho, por exemplo.
Gestão de Pessoas
Componentes de rem remuneração neração
A remuneração total de um funcionário é constituída de três componentes principais: remuneração básica, incentivos salariais e