Pesquisa de tipos de remuneração em empresas de Santa Catarina
EMPRESAS DE SANTA CATARINA
Resumo
O objetivo deste trabalho foi identificar as práticas de remuneração estratégica nas maiores empresas de Santa
Catarina. O delineamento metodológico é descritivo, conduzido através do instrumento de levantamento e amostragem por acessibilidade. Os resultados sugerem forte presença da remuneração funcional e da estratégica. A principal base de aplicação da remuneração estratégica são os resultados, seguida dos lucros e medidas de desempenho. Verifica-se também que a maioria das empresas utiliza o resultado como base, entretanto, nem todas incluem o lucro no cálculo. A metodologia de um sistema único é o mais representativo entre as empresas que utilizam a remuneração estratégica. A pesquisa mostra que esse sistema é mais aplicado no nível de gerência, seguido pela área operacional e pela alta direção. Como futuras pesquisas, sugere-se replicar este estudo em outra população; realizar outros estudo de caso; e pesquisar o entendimento, a satisfação e o envolvimento dos empregados nos programas de remuneração estratégica.
Introdução
As organizações são formadas por pessoas com diferentes interesses, assim, faz-se necessário alinhar os interesses individuais e os organizacionais para sobrevivência e crescimento de todos os envolvidos. A remuneração estratégica desempenha um importante papel nas organizações ao pagar incentivos ao empregado que conseguir alinhar seu desempenho àquilo que a empresa espera dele (O`TOOLE; LAWLER III, 2006). Esse tipo de remuneração pode se tornar um excelente aliado da empresa na obtenção de resultados estratégicos, criando um importante diferencial competitivo (NUNES; SOUZA NETO, 2008; WEBER; RAYNE, 1991).
Um fator preponderante para aumentar o uso da remuneração estratégica no Brasil foi a publicação da Lei nº 10.101, de 19 de dezembro de 2000, que regulamenta a forma de participação dos empregados nos lucros ou