Plano estrategico
Passo 2. Diagnóstico
Passo 3. Análise SWOT
Passo 4. Definição de Objectivos
Passo 5. Definição de Estratégia
Análise do Mercado
Análise da Concorrência
Análise da Empresa
Passo 6. Definição do Marketing Mix
Passo 7. Elaboração de Orçamentos
Passo 8. Definição de Ferramentas e Metodologias de Controlo
Clientes Alvo
Fontes de Mercado
Posicionamento
Passo 1. Definição da Missão da Organização
Visão:
Missão:
Valores:
Com diagnóstico da Organização pretendemos recolher o máximo de informação que nos permita ficar a conhecer o meio / o ambiente onde nos movimentamos e em que estamos inseridos. Para isso é necessário que conheçamos o exterior, análise externa, e que nos conheçamos a nós próprios, análise interna ou análise da empresa.
Na análise externa vamos estudar e analisar o mercado (quadros das pags.5 a 16) e concorrência (quadros das pags.17 a 19).
No caso do mercado, teremos que conhecer os factores que o caracterizam, isto é os factores económicos, politico-legais, tecnológicos e sócioculturais. Ainda devemos saber a sua dimensão – quanto vale em unidades monetárias e quantidades – como se tens caracterizado nos 3/5 últimos anos (cresce, decresce ou estacionário), quais os circuitos de distribuição que o caracterizam, se existe sazonalidade nas vendas e quais os segmentos de mercado que o compõem assim como a sua importância e caracterização. Neste caso ou seja para cada segmento estrategicamente importante, deveremos levar a cabo um estudo quase idêntico ao do mercado no seu todo, porque precisamos de saber qual o dimensão do segmento em análise, a atractividade, a caracterização da venda, se é “abastecido” por um fabricante local, um importador ou um fabricante exportador, como se caracteriza o consumo e quais os factores competitivos.
Ainda na análise do mercado em que estou inserido devo ser capaz de prever a sua evolução, vendas e rentabilidade.
Quanto à análise da concorrência