Gestão de pessoas ou gestão de rh
Introdução:
A área de Gestão de Pessoas tem por finalidade de selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa. O objetivo básico que persegue a função de Gestão de Pessoas é alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização.
A importância do sistema de remuneração dentro da área de Gestão de Pessoas tem sido fator de não pouca discussão nas organizações levando em consideração o método em que a maioria das organizações e digo as nacionais adotam focando o trabalhador em detrimento às atividades desempenhadas e suas competências e o valor gerado para empresa fato que causa Turnover (rotatividade de pessoal). Os funcionários na expectativa de acharem melhores condições de trabalho ou até mesmo conseguirem salários satisfatórios e benefícios deixam a organização.
Um sistema de remuneração eficiente muda toda a estrutura de uma empresa e falo de forma global não só em benefícios físicos e financeiros mas também em benefícios psicológicos e faço menção ai a hierarquia (pirâmide) de necessidades de Abraham Maslow (comida, água e moradia; segurança e proteção; pertencimento e amor; auto-estima; auto-realização).
Este novo estilo apertado de mercado competitivo se deve ao novo estilo globalizado onde um evento afeta todos.
Vivemos em um ambiente com transformações constantes: a humanidade sofre diariamente mudanças nos aspectos legais, econômicos, sociais e organizacionais. A economia global muda, as pessoas mudam as empresas também mudam. Então, por que não mudar o sistema de remuneração? Por que não adotar um sistema de remuneração estratégica, baseada em diversos itens que sejam interessantes para os empregados? Por que não adotar um sistema de remuneração que ofereça valor agregado para os empregados, compreendida por variáveis, ações da empresa, planos de aposentadoria e alternativas criativas? Ou então, por uma remuneração que considere a habilidade, competência e