Remuneraçao
Ninguém trabalha de graça. Como parceiro da organização, cada funcionário está interessado em oferecer à mesma, trabalho, dedicação e esforço pessoal unidos aos seus conhecimentos e habilidades, desde que receba uma retribuição adequada. As empresas estão interessadas em investir em recompensas para as pessoas desde que elas possam receber contribuições ao alcance de seus objetivos.
Recompensa é uma retribuição, prêmio ou reconhecimento pelos serviços de alguém. A recompensa mais comum é a remuneração. É o processo que envolve todas as formas de pagamento ou de recompensas dadas aos funcionários e decorrentes do seu emprego. A remuneração total é o pacote de recompensas quantificáveis que uma pessoa recebe pelo seu trabalho e é constituída de remuneração básica, incentivos salariais e benefícios.
1.2 Os três componentes da remuneração total Na maioria das organizações, o principal componente da remuneração é a remuneração total básica, que é o pagamento fixo que o funcionário recebe de maneira regular na forma de salário mensal ou na forma de salário por hora. A remuneração básica é representada pelo salário, mensal ou horário.
O segundo componente da remuneração são os incentivos salariais, que são programas desenhados para recompensar funcionários com bom desempenho. Os incentivos são concedidos sob diversas formas, com bônus e participação nos resultados a título de recompensa por resultados alcançados. O terceiro componente da remuneração são os benefícios, quase sempre denominados de remuneração indireta. Os benefícios são concedidos através de vários programas como férias, seguro de vida, transporte e refeições subsidiados.
Existem recompensas financeiras e não financeiras. As recompensas financeiras podem ser diretas ( como salário direto, prêmios e comissões) ou indiretas (férias, DSR,gratificações etc.).
(CHIAVENATO – 2008, 307)
2.1. Recompensas Organizacionais
A recompensa financeira direta consiste do