Remoção das amígdalas (amigdalectomia)
É uma cirurgia relativamente simples, em que a criança pode até voltar para a casa no mesmo dia, o que não quer dizer que o pós-operatório não seja bem dolorido e chato. Crianças menores às vezes têm que pernoitar no hospital, para ficar sob observação, assim como crianças que tenham algum problema crônico de saúde.
Seu filho não poderá comer ou beber nada (nem água) por 12 horas antes da cirurgia, para evitar que vomite quando estiver anestesiado -- a anestesia será geral.
O médico vai retirar as amígdalas (e adenóides, se necessário) através da boca, sem fazer cortes por fora da pele, em um procedimento que dura aproximadamente 45 minutos. Depois, a criança será levada para uma sala de recuperação pós-cirúrgica, onde ficará até que acorde e esteja pronta para voltar para casa ou ser transferida para um quarto.
Pergunte no hospital, porque às vezes eles deixam os pais entrarem no centro cirúrgico para ficar com a criança na hora em que ela acorda da anestesia. Prepare-se, porque não é a visão mais bonita do mundo: seu filho vai estar assustado e talvez confuso, e pode haver um pouco de sangue na região da boca e do nariz. Mantenha a calma e peça ajuda da equipe médica se a criança estiver muito agitada.
Como devo cuidar do meu filho em casa, depois da cirurgia?
Você vai precisar de paciência, porque provavelmente ele vai se sentir bem mal, com bastante dor de garganta e até de ouvido. Siga a orientação do médico sobre que tipo de remédio dar e de quanto em quanto tempo, sempre lembrando que aspirina não é recomendada para crianças, porque pode provocar uma doença perigosíssima chamada síndrome de Reye.
Ajude seu filho a ficar o mais confortável possível para dormir e beber líquidos, tomar sorvete ou comer alimentos pastosos e sopas mornas (gelatina também é uma boa opção). Evite refrigerantes, bebidas gasosas ou ácidas (como suco de laranja ou limonada), que irritam a garganta.
Ele não