Amigdalectomia
Curso: Técnico em Enfermagem. Disciplina: Saúde coletiva Professor: Ricardo Jardim Neiva
AMIGDALECTOMIA
Igns Ramos
Almenara MG
Dezembro/ 2012.
AMIGDALECTOMIA
O QUE É AMIGDALECTOMIA?
Amigdalectomia é o procedimento cirúrgico de remoção das amígdalas. Pode ser realizada como procedimento isolado, ou combinada a outros procedimentos como a retirada da adenoide (adenoidectomia), a cauterização de cornetos ou a colocação de tubos de ventilação.
A cirurgia é realizada através da cavidade oral, sem a necessidade de cortes ou incisões externas.
Através do espaço da boca e da garganta, o cirurgião realiza a dissecção e remoção das amígdalas. Basicamente há dois métodos:
• Uso de instrumentos tradicionais ("a frio")
• Uso da radiofrequência (coblation).
É uma cirurgia realizada pelo otorrinolaringologista, relativamente simples, em que o indivíduo pode até voltar para a casa no mesmo dia, Trata-se de uma cirurgia realizada sob anestesia geral e normalmente leva cerca de 30 minutos, totalmente através da boca, sem qualquer incisão externa. Atualmente, realiza o procedimento com microcirurgia e cauterização dos pequenos vasos das amígdalas um a um, de forma que não há sangramento durante a cirurgia, tornando a cirurgia ainda mais segura.
A amigdalectomia é realizada em crianças e adultos, mas as intervenções cirúrgicas são mais frequentemente efetuadas em crianças.
INDICAÇÃO DA AMIGDALECTOMIA.
As principais situações em que está indicada a realização da