Meio ambiente
Hoje em dia há uma grande preocupação do homem em relação à conservação dos recursos naturais. Dentre eles, com certeza a água é o mais importante destes recursos. Sem contar que se trata de um recurso vital insubstituível, também é essencial para que haja desenvolvimento econômico do nosso planeta.
Cerca de 2/3 da superfície do planeta é ocupado pelos oceanos, o que corresponde a 97,5% do total, enquanto que 2,5% é de água doce, porém localizadas em regiões de difícil acesso, como aqüíferos e geleiras. Apenas 0,007% da água doce encontra-se em locais de fácil acesso para consumo humano, como lagos, rios e na atmosfera. Disponível em <www.uniagua.org.br> acesso em 15/08/2010.
Apesar de a água doce ser encontrada em grande quantidade no planeta, os recursos hídricos podem tornar-se escassos em várias regiões do mundo, nas quais suprir a demanda de água já está se tornando um problema em função do acelerado crescimento da população, principalmente nos centros urbanos. De acordo com a Organização das Nações Unidas, nos últimos 50 anos a população mundial passou de 2,5 bilhões para 6,5 bilhões de pessoas, estima-se que até 2050 nosso planeta tenha entre 9 e 11 bilhões de habitantes. Disponível em <www.portalnaturezaviva.org.br> acesso 15/08/2010
Devido ao acentuado aumento da população mundial e ao conseqüente aumento de consumo de água potável, vem ocorrendo uma redução gradual da qualidade e disponibilidade desse recurso hídrico. Outro fator preocupante é a questão da má distribuição populacional em função das reservas hídricas. Os locais mais populosos são justamente os que possuem pouca água, por outro lado onde há muita água ocorre baixo índice populacional.
Podemos citar como exemplos a Região Sudeste do Brasil, que dispõe de um potencial hídrico de apenas 6% do total nacional, porém conta com 43% do total de habitantes do país, enquanto que a Região Norte, que compreende a Bacia Amazônica, apresenta 69% de água disponível,