Biocombustivel
Biomassa
Biocombustíveis
Biomassa Historicamente foi largamente empregada como fonte de obtenção de diversos materiais, tais como fibras, polímeros e combustíveis, e este interesse pode ser atribuído ao seu caráter renovável e sua ampla disponibilidade. É um material vegetal orgânico que armazena a energia do Sol na forma de energia química. A energia solar é convertida em energia química, através da fotossíntese, base dos processos biológicos de todos os seres vivos. É, ainda, a quantidade de material vivo existente numa determinada área, em determinado momento, em geral expressa em unidades de energia ou no peso seco de matéria orgânica não-fóssil. Origem Plantas (aquáticas e terrestres), os resíduos florestais e da agropecuária (bagaço de cana-deaçúcar, esterco), os óleos vegetais (buriti, babaçu, mamona, dendê, etc), os resíduos urbanos (aterro sanitário, lodo de esgoto) e alguns resíduos industriais (da indústria madeireira, de alimentos e bebidas, de papel celulose, beneficiamento de grãos).
Matriz Energética
Tecnologia de Aproveitamento
Processos de conversão de biomassa
Fig. 3 - Processos de conversão de biomassa, produtos e aplicações (Adaptado de BRIDGWATER, 2006).
Processos de Conversão da Biomassa
Fermentação
É um processo biológico anaeróbio em que os açúcares de plantas como a batata, o milho, a beterraba e, principalmente, a cana de açúcar são convertidos em álcool, por meio da ação de microrganismos (usualmente leveduras).
Em termos energéticos, o produto final, o álcool, é composto por etanol e, em menor proporção, metanol, e pode ser usado como combustível (puro ou adicionado à gasolina – cerca de 20%) em motores de combustão interna.
Processos de Conversão da Biomassa
Combustão direta
É a transformação da energia química dos combustíveis em calor, por meio das reações dos elementos constituintes com o oxigênio fornecido. Para fins energéticos, a combustão