Yolo
DHCP significa Dynamic Host Configuration Protocol.Trata-se de um protocolo que permite a um computador que se ligue a uma rede obter dinamicamente (quer dizer, sem intervenção específica) a sua configuração (principalmente, a sua configuração de rede). Tem apenas de dizer ao computador para encontrar sozinho um endereço IP através do DHCP. O objectivo principal é a simplificação da administração de uma rede.
2. Quais os três modos de funcionamento do protocolo DHCP?
O administrador da rede pode configurar o protocolo DCHP para funcionar nas seguintes formas: automática, dinâmica e manual:
Automática: Deste modo, uma determinada quantidade de endereços IP é definida para ser usada na rede, por exemplo, de 192.168.0.1 a 192.168.0.50. Assim, quando um computador fizer uma solicitação de inclusão na rede, um dos endereços IPs em desuso é oferecido a ele;
Dinâmica: Este modo é muito semelhante ao automático, exceto no fato de que a conexão à rede é feita por um tempo pré-determinado. Por exemplo, uma máquina só poderá ficar ligada no máximo duas horas;
Manual: Este modo funciona da seguinte forma: cada placa de rede possui um parâmetro exclusivo conhecido por MAC (Medium Access Control). Trata-se de uma sequência numérica que funciona como um recurso para identificar placas de rede. Como esse valor é único, o administrador pode reservar um endereço IP para o computador que possui um determinado valor de MAC. Assim, só este computador utilizará o IP em questão. Esse recurso é interessante para quando é necessário que o computador tenha um endereço IP fixo, ou seja, que não muda a cada conexão.
Em redes muito grandes, é possível que o servidor DHCP não esteja fisicamente na mesma rede que determinadas máquinas estão. Mesmo assim, ainda é possível que o servidor encontre-as. Isso é feito por meio de um roteador que envia e recebe pacotes DHCP: o Relay DHCP.
3. Quais as principais vantagens de utilização do serviço de