O que é o câncer? sintomas.
De modo bem resumido, Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento e multiplicação anormal de células sem respeitar os limites normais do corpo e que adquirem a capacidade de se espalhar para outras áreas do corpo (processo que chamamos de metástase).
As causas do câncer são muito variadas, podendo ser externas (ou seja, desenvolvidas por influência do meio ambiente e aos hábitos e costumes próprios de uma sociedade, ou seja, fatores de risco presentes no cotidiano de uma pessoa, como o tabagismo, alcoolismo, exposição à radiação, infecções virais, hormônios, etc. ) ou internas (na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas) e estando as duas, assim, relacionadas.
O câncer pode afetar pessoas de todas as idades, mas os riscos para a maioria dos tipos de câncer aumenta com o acréscimo da idade Isso porque as células de idosos estão por mais tempo expostas à fatores de risco que levam à mutações no DNA. Por isso, o câncer é muito mais comum em idosos do que em crianças e adolescentes.
Sintomas. Cada tipo de câncer apresenta causas, evolução, agressividade, sintomas e tratamentos completamente distintos.
Portanto, Não há um sintoma característico de câncer que seja comum a todos os tipos. O que a maioria dos cânceres costuma manifestar são sinais e sintomas inespecíficos, como emagrecimento (mesmo que ainda o paciente mantenha um boa ingestão de alimentos.), cansaço, dor no corpo , etc; sintomas que podem ocorrer também em centenas de outras doenças. Manifestações locais dependem do local onde a massa tumoral m. está crescendo. O câncer não costuma causar dor, exceto quando num estágio muito mais avançado.
Por isso da importância de investigar sempre sintomas e fazer exames periódicos, principalmente depois dos 50 anos. já chance de cura para qualquer tipo de câncer é maior se este for detectado