Sinais e sintomas dos tipos de câncer
- Bexiga. Estágio inicial nenhum sintoma. Estágio avançado: hematúria maciça intermitente indolor; Dor suprapúbica após a micção e irritabilidade da bexiga.
- Cérebro. Dores de cabeça, normalmente intensa e constante; - Náuseas e vômitos que começam sem uma causa definida; - Problemas visuais, como visão embaçada ou borrada, visão dupla e perda de visão periférica; - Perda de sensação de movimento das pernas e braços; - Dificuldades de equilíbrio; - Pressão arterial oscilante; - Dificuldades na fala; - Dificuldades auditivas; - Confusão mental, mudanças de personalidade e dificuldades na concentração; - Crises de epilepsia.
- Colo do Útero. Não há sintomas no câncer pré-invasivo do colo do útero. Sangramento vaginal anormal com corrimento varginal persistente e dor e sangramento após o coito, dor pélvica. Vazamento de urina e fezes através de fístulas, anorexia, perda de peso e anemia.
- Colorretal. Fezes negras, por erosão e necrose do revestimento intestinal pelo tumor.
Dor, pressão ou cólicas abdominais secundárias á pressão provocada pelo tumor.
Fraqueza, fadiga, anorexia e perda de peso secundário a aumento das necessidades metabólicas provocado pelo crescimento de tumor e vômitos. Sangue vermelho escuro ou vermelho brilhante nas fezes.
- Esôfago. Não tem sintomas precoces.
Dificuldade na deglutição por interferência do tumor na passagem do alimento. Perda de peso resultante, crescimento tumoral, anorexia crescentes. Ulceração e hemorragia por infiltração tumoral. Formação de fístulas.
- Estômago. Dispepsia e desconforto epigástrico crônico devido o crescimento do tumor e destruição da barreira mucosa. Perda de peso, anorexia, sensação de plenitude após as refeições, anemia e fadiga. Sangue nas fezes por erosão da mucosa gástrica pelo tumor.
- Fígado. Massa no quadrante superior direito, dor intensa no epigástrico ou no quadrante superior direito, relacionada ao tamanho do tumor é a pressão