O QUE É CÂNCER
- O QUE É;
- PRINCIPAIS TIPOS;
- SINTOMAS;
- TRATAMENTOS.
Washington Luiz Silva Jr.
2ºA – Nº39
Profª Irene Dias Ribeiro
O QUE É CÂNCER?
Câncer é o conjunto de mais de 100 doenças, que tem o crescimento rápido, e alto, de células que penetram nos órgãos e tecidos, pode se espalhar pelo corpo.
Estas células se dividem rapidamente, e são agressivas e incontroláveis, o que determina a formação dos tumores –o acúmulo de células cancerosas- ou neoplasias malignas. Porém, um tumor que seja benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam devagar e são semelhantes ao seu tecido original, raramente formando um risco de vida.
PRINCIPAIS TIPOS DE CÂNCER
PULMÃO - O mais perigoso
Com 1,2 milhão de novos casos a cada ano, esse é o tipo de câncer mais comum e também o que mais mata no mundo. Ele é perigoso porque geralmente surge acompanhado de outras doenças associadas ao cigarro, como o enfisema, que diminui a capacidade pulmonar e pode tornar inviável uma cirurgia, tratamento recomendado em casos de câncer de pulmão não avançado. Os principais sintomas são tosse, escarro com sangue, dor no tórax, falta de ar e inflamação nos brônquios. Noventa por cento dos casos são causados pelo tabagismo, vício que atinge um terço da população mundial adulta.
MAMA - Problema nacional
É o câncer que mais mata mulheres no Brasil. No mundo todo, surgem cerca de 1 milhão de casos anualmente. A incidência aumentou dez vezes nas décadas de 60 e 70, mas a letalidade foi reduzida graças às campanhas de prevenção, que permitiram diagnósticos mais precoces da doença. O auto-exame, os exames clínicos anuais e as mamografias freqüentes podem reduzir a mortalidade das mulheres propensas ao problema, principalmente após os 50 anos. Com exceção do aspecto hereditário, não se conhecem bem os fatores de risco para o câncer de mama, mas é possível que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas seja um deles.
COLO-RETAL - Sintomas tardios
Esse câncer,