Cancer
O corpo humano é formado por milhões de células que se reproduzem através de um processo chamado divisão celular. Em condições normais, esse processo é ordenado e controlado. Em contrapartida, existem situações nas quais estas células, por razões variadas, sofrem uma "metamorfose" tecnicamente chamada de carcinogênese, assim essas células perdem a capacidade de controlar seu próprio crescimento multiplicando-se sem nenhum controle, formando uma produção em excesso dos tecidos do corpo, formando o tumor.
Os tumores podem se dividirem em benignos, que são células que crescem lentamente e são diferenciadas, e que podem ser removidas através de cirurgias; e os malignos os quais as células crescem rapidamente, podendo invadir estruturas próximas e espelhar-se pelo organismo, também considerado como Câncer.
As causas do câncer em geral podem ser externas, referentes ao meio ambiente e aos hábitos e costumes. Também causas internas, como fatores pré determinados geneticamente e está ligada a capacidade do organismo.
Entre os diferentes tipos de cânceres, o câncer de pulmão é uma doença caracterizada pelo crescimento celular descontrolado em tecidos do pulmão. A maioria dos tumores que começam no pulmão, conhecidos como tumores primários de pulmão, são carcinomas derivados de células epiteliais. Os principais tipos de câncer de pulmão são o carcinoma de pulmão não pequenas células (CPNPC) e o carcinoma de pulmão pequenas células (CPPC), também chamado de tumor "oat cell". A causa mais comum do câncer de pulmão é a exposição em longo prazo à fumaça do tabaco. Não fumantes compreendem cerca de 15% dos casos de câncer de pulmão, e esses casos são, frequentemente, atribuídos a fatores genéticos ou poluição do ar, incluindo o tabagismo passivo.
O CÂNCER
É uma doença caracterizada por uma população de células que cresce e se divide sem respeitar os limites normais que invade e destrói tecidos adjacentes. Quando as células se dividem a uma taxa acelerada, elas