câncer
O câncer tem mais de 100 tipos de doenças que é caracterizada pelo crescimento desordenado das células, que invadem tecidos e órgãos. Estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos (neoplasias malignas). Por outro lado uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida (Tumores benignos).
Cada tipo de câncer corresponde a um tipo de célula do corpo. Se o câncer tem início em tecidos epiteliais como pele ou mucosas ele é denominado carcinoma. Se começa em tecidos conjuntivos como osso, músculo ou cartilagem é chamado de sarcoma. A velocidade e multiplicação de invadir os tecidos vizinhos ou distantes, também caracterizam tipos de câncer metástases.
Causas
As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando inter-relacionadas. A causa externa esta relacionado a hábitos de vida social e cultural, e as causas internas estão relacionadas na maioria das vezes pelas geneticamente pré-determinadas, estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas.
O surgimento do câncer depende da intensidade e duração da exposição das células aos agentes causadores de câncer. Mas nem sempre a relação entre a exposição a um ou mais fatores de risco e o desenvolvimento de uma doença é reconhecível facilmente, especialmente quando se presume que a relação se dê com comportamentos sociais comuns (o tipo de alimentação, por exemplo). Nas doenças crônicas, as primeiras manifestações podem surgir após muitos anos de exposição única (radiações ionizantes, por exemplo) ou contínua (radiação solar ou tabagismo, por exemplo) aos fatores de risco. Por isso, é importante considerar o conceito de período de latência, isto é, o tempo decorrido entre a exposição ao fator de risco e o surgimento da doença. Sinais e sintomas
Os sintomas mais do câncer dependem