Cancer
TEMA: CÂNCER
Técnica: Debate
Materiais necessários:
Espaço com cadeiras para o debate, giz e quadro negro.
Duração:
De 40 a 50 minutos
Dicas/notas para planejamento:
Explique de maneira simples e verdadeira. Use linguagem simples e adequada, escolhendo palavras que já façam parte do vocabulário deles. Procure não distorcer a verdade, com intenção de evitar perguntas difíceis ou embaraçosas. Se ele lhe fizer uma pergunta que você não saiba responder, diga: Não sei, mas podemos tentar descobrir a resposta juntos.
Procedimento:
* Para iniciar um bate-papo com os participantes o facilitador deve deixar a sala preparada com as cadeiras em circulo e então, para começar apresentar uma leitura do texto de Jacob Kligerman, publicado pela Revista Brasileira de Cancerologia 45(2), INCA/Ministério da Saúde.
Câncer e Qualidade de Vida (Cancer and Quality of Life)
Tradicionalmente, a eficácia terapêutica é avaliada, em pesquisa oncológica, por parâmetros biomédicos, como diminuição do tumor, intervalo livre de doença e toxicidade. Mas os resultados do tratamento do câncer precisam também ser medidos em termos do que ele traz de limitações físicas e psicológicas ao paciente. Daí, a necessidade de se estabelecer o impacto da doença, e do seu tratamento, sobre a qualidade de vida do doente.
Desde que se reconheceu essa necessidade, sobrevida e qualidade de vida passaram a ser os dois principais objetivos do tratamento do câncer.
Na análise dos dados de um estudo, a qualidade de vida pode ser vista sob dois ângulos: um em que ela tem menor peso do que a sobrevida; e outro, pelo qual dois paradigmas (nos quais se assenta a autonomia do paciente) devem ser objetivamente expressos, para que possam ser medidos: a ideia popular do que é bom e as medidas do bem-estar individual. * Após a leitura do texto, começar um bate papo com os participantes sobre o que entenderam da leitura. * Depois de um breve bate-papo dividir a classe