Resenha crítica: ética, cidadania e democracia, no funcionamento escolar
RESENHA CRÍTICA: ÉTICA, CIDADANIA E DEMOCRACIA, NO FUNCIONAMENTO ESCOLAR
COIMBRA,Luciano. F. Ética, cidadania e democracia: conteúdos essenciais em nossa escola. Buenos Aires. Fevereiro, 2005. Disponível na Internet: http://www.efdeportes.com/efd81/etica.htm. Acesso em 12 de março de 2012.
O autor do artigo é Licenciado em Educação Física e Desporto.
O artigo fala sobre cidadania, ética, democracia e educação. Que as pessoas devem ter ética e viver em uma democracia. Sendo a escola um espaço de vivência, os alunos podem discutir valores éticos, e não só em uma visão tradicional. E dentro desse espaço esta o professor. Que para o aluno essa figura passa a ser um espelho. Ele passa a ter uma posição de destaque. Onde é alvo de críticas e também de reflexões das condutas de alguns alunos.
De acordo com BARBOSA (1997), o professor de Educação Física precisa se libertar de alguns rótulos que a mídia o colocou.
Como pensa BARBOSA (1997, pgs 54 e 55), o professor de Educação Física, "Ao invés de tentar se diferenciar, deve cada vez mais se identificar como educador, engajando-se dentro do aparelho escolar aos demais professores.. ... só assim ele compreenderá que seu espaço de ação é todo e qualquer lugar - principalmente a sala de aula - onde ele possa realmente trabalhar conteúdos específicos da educação física... ...visando sempre à formação do ser crítico, autônomo e consciente de seus atos."
Dessa forma o professor passa a ser visto como um educador. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os PCNs, os alunos podem descobrir com o esporte uma maneira de criticar valores sociais.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais elegeram, com base em textos constitucionais, princípios pelos quais pode ser orientada a educação escolar:
Dignidade da pessoa humana: respeito aos direitos humanos.
Igualdade de direitos: a garantia de que todos tenham o mesmo direito e o exercício de cidadania.
Co-responsabilidade pela vida social: