Governação corporativa em auditoria
O presente trabalho elabora-se no contexto do cumprimento das obrigações académicas na disciplina de Auditoria Financeira. Ele aborda um tema que é Governação Corporativa em Auditoria.
O trabalho comporta, contudo a seguinte estrutura: * Uma introdução – a parte da apresentação geral do trabalho; * Desenvolvimento – que contém o conteúdo básico do trabalho; * Conclusão – que apresenta as ilações dos autores e; * Bibliografia – que detém as referências bibliográficas das Fontes consultadas.
Metodologia.
Na realização do trabalho utilizou-se de uma metodologia exploratório-descritiva.
Segundo Gil (1999, p.43), “pesquisas exploratórias são desenvolvidas com o objectivo de proporcionar visão geral, de tipo aproximativo, acerca de determinado facto”. Andrade, citado por Beuren e outros (2003, p.80), destaca que a pesquisa exploratória tem algumas finalidades específicas, como: “proporcionar maiores informações sobre o assunto que se vai investigar; facilitar a delimitação do tema de pesquisa; orientar a fixação dos objectivos e a formulação das hipóteses; ou descobrir um novo tipo de enfoque sobre o assunto”. Ainda, na concepção de Andrade, citado por Beuren (2003, p.81), a pesquisa descritiva preocupa-se em observar os factos, registá-los, analisá-los, classificá-los e interpretá-los, e o pesquisador não interfere neles. No presente estudo, foram empregados na colecta de dados os procedimentos de pesquisa bibliográfica. De acordo com Gil (1999, p.22), a pesquisa bibliográfica é “elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e actualmente com material disponibilizado na internet.”
Para Cervo e Bervian citado por Beuren (2003), a pesquisa bibliográfica explica um problema a partir de referenciais teóricos publicados em documentos e buscam conhecer e analisar as contribuições culturais ou científicas do passado existentes sobre o tema em análise.
Identificação do