Governança Corporativa - ICGN
INSTITUTO BRASILEIRO TECNOLOGIA AVANÇADA - SP
São Paulo, 28 de Janeiro de 2014.
INSTITUTO BRASILEIRO TECNOLOGIA AVANÇADA
CARLOS EDUARDO ROMEIRO POLIMENIRA: 132869 DOUGLAS FERNANDES V. VALENTIM RA:134774 THIAGO CONSTANTINO DOS SANTOS RA: 136621
BUSINESS INTELLIGENCE
TÓPICOS DE GOVERNANÇA
I. INTRODUÇÃO
O objetivo desse trabalho é realizar uma revisão técnica dos princípios de governança corporativa instituídos pelo órgão internacional ICGN. O documento se baseia na revisão aprovada e publicada pelos membros do ICGN em Agosto de 2009. Esse trabalho tem também o propósito de destacar as principais mudanças em relação à última revisão e quais as motivações a provocaram.
II. HISTÓRIA DO ICGN
O ICGN teve origem na convergência de iniciativas de governança corporativa na América do Norte e Europa durante meados dos anos 1980. A idéia da criação da ICGN foi inicialmente discutida em uma reunião do Conselho de Investidores Institucionais, em 1994. O ICGN foi formalmente fundado em 29 de março de 1995, em Washington DC, quando a primeira reunião foi presidida pelo Professor William Crist de Calpers.
Atualmente o ICGN é um órgão global de cerca de 550 líderes em governança corporativa com sede em 50 países, com investidores representados coletivamente por fundos de investimento na ordem de US$18trilhões. A amplitude e expertise dos membros do ICGN, no que diz respeito a investimentos, negócios e políticas se estendem em todos os mercados globais de capital e sua missão é aumentar os padrões de governança corporativa em todo o mundo.
III. PRINCÍPIOS DE GOVERNANÇA DO ICGN
1. OBJETIVOS CORPORATIVOS
1.1. Criação de Valor Sustentável
O objetivo das companhias é gerar valor sustentável para os acionistas no longo prazo. Sustentabilidade significa que a empresa deve gerir eficazmente a governança, os aspectos sociais e ambientais de suas