Enfermagem
Aterosclerose - é uma doença que afeta a camada interna das artérias. Há depósito de colesterol e áreas de calcificação. A aterosclerose predispõe à trombose, que é a coagulação do sangue no local.
A aterosclerose em geral é fatal quando afecta as artérias do coração ou do cérebro, órgãos que resistem apenas poucos minutos sem oxigênio.
Sintomas alguns sintomas da aterosclerose, são: a dilatação dos vasos sanguineos, dor no peito ( tipo facadas ), profundas dores de cabeça, dores nos braços e pernas.
Tratamento
O tratamento para aterosclerose consiste em retirar as placas de gordura que estão presas nas paredes das artérias e curar as lesões que ficam no local. Isso pode ser conseguido através de cirurgia, o cateterismo, a angioplastia a Laser, a toma de alguns medicamentos e atividade física.
A aterosclerose é uma doença que atinge o sistema circulatório trazendo prejuízo principalmente para o coração. A precaução é o melhor remédio, Ter uma alimentação correta e praticar atividade física regularmente são as principais maneiras de diminuir a formação da aterosclerose.
O início de formação dessas placas de gordura ocorre na infância e vai progredindo durante a vida. Qualquer pessoa pode desenvolver essa doença porém os mais atingidos são pessoas com pré disposição genética, com pressão alta, diabetes ou obesidade
Aneurisma - O aneurisma é a dilatação de um determinado segmento do sistema circulatório. Pode afetar as artérias, o coração e, mais raramente veias. O aneurisma pode ser provocado pela aterosclerose. Quando isso acontece ele é mais comum na aorta abdominal. Alguns são provavelmente congênitos, como os cerebrais
O que é um aneurisma arterial?
Uma artéria é considerada aneurismática quando o seu diâmetro excede em 1,5 o valor considerado normal para aquele vaso. A título de exemplo, se o diâmetro médio de uma determinada artéria oscila em torno de 2,0 centímetros, consideramos acima de 3,5 centímetros o diagnóstico