Somatotipologia
A base do estudo da somatotipologia, se baseia no princípio que, não existem dois indivíduos exatamente iguais, ou seja, cada indivíduo apresenta uma série de características morfológicas, fisiológicas e psicológicas, que os distingue dos demais. Estas variações na constituição corpórea dos indivíduos decorrem da diferença de constituição individual. A constituição individual está ligada, a o que chamamos hoje de somatotipologia.A Somatotipologia pode ser definida como: "o estudo das qualidades que caracterizam cada indivíduo, levando em consideração seus aspectos físicos e psicológicos”. Segundo ASTRAND (1980), somatotipo refere-se à classificação física do corpo humano, relacionando a estrutura corporal. Sua determinação pode ser feita de várias maneiras, sendo que a mais difundida é através de medidas antropométricas.
Todos os indivíduos são diferentes; não há duas pessoas iguais;
O mesmo indivíduo é diferente de si mesmo em momentos diferentes;
Apesar das diferenças entre os indivíduos há semelhanças que permitem grupá-los em “tipos”;
O somatotipo se altera da adolescência até a velhice;
O treinamento e a nutrição podem alterar ou manter um somatotipo;
Atletas excepcionais têm somatotipos que são limitados em sua distribuição;
Somatotipo e flexibilidade não se relacionam;
1-Endomorfia: Representa as quantidades relativas de gordura, que tem como principal característica o arredondamento das linhas corporais. Não apresenta relevo muscular. O endomorfo dominante caracteriza-se pela obesidade plena, os diâmetros ântero-posteriores e os diâmetros laterais tendem a se igualar na cabeça, no pescoço, no tronco e nos ombros. Percentual de gordura localizada na região abdominal é grande e também na cintura escapular. Um arredondamento na cintura pélvica também é notado.
2-Mesomorfia: Representa a quantidade relativa da musculatura esquelética, tem com característica um corpo anguloso dotado de um grande desenvolvimento muscular com um grande