somatotipo
A partir do trabalho dos pesquisadores Sheldon, Heath & Carter desenvolveram um novo modelo para avaliação do somatótipo, que pode ser empregado tanto em homens quanto em mulheres e prevê a utilização de um formulário especifico (somatocarta), com o qual o avaliador deverá trabalhar para a coleta dos dados. O somatotipo de Health-Carter é o método mais utilizado para a classificação da forma humana. Esse método da ênfase ao fenótipo, após tomadas as medidas são calculados três componentes básicos: endomorfia, mesomorfia e ectomorfia.
O somatotipo serve parar ver qual a função (ou modalidade) de mais coerência aos aspectos morfo-funcionais. Com o conhecimento deste parâmetro, é possível determinar a média de massa muscular, gordura e estatura, devendo desta forma ser trabalhada de acordo com os modelos de futsal.
Os componentes estruturais do corpo humano sofrem alterações durante toda a vida, devido ao crescimento e desenvolvimento, nutrição e nível de atividade física.
O método Heath &Carter é utilizado por pesquisadores para caracterizarem os somatotipos pertinentes a cada modalidade desportiva, assim como relacionarem fatores antropométricos com performance.
No Brasil a somatotipia vem sendo bastante utilizada por estudiosos de diferentes áreas de forma científica, para comparar resultados e classificar tipos físicos.
O fracionamento do peso corporal total em seus diversos componentes (peso de gordura, peso muscular, peso ósseo e peso residual) é atualmente o mais adequado meio de avaliação da composição corporal, (DRINKWATER &