Educação física
Curso de Educação Física
Desenvolvimento Motor
SOMATÓTIPO.
SOMATÓTIPO.
Métodos e aplicações.
Métodos e aplicações.
Luís Paulo Rodrigues
1996
Desenvolvimento Motor
1. O ESTUDO DO SOMATÓTIPO
A espécie humana é, dentro do reino animal, aquela que evidencia maior diferenciação morfológica entre os seus membros. Esta característica elucida bem o seu sucesso na luta pela sobrevivência da espécie, tendo conseguido afirmar-se ao longo dos tempos nas vantagens da diversidade fenotípica, ao contrário dos outros animais que necessitaram de reduzir ao mínimo, em cada situação, a expressão da sua variação genética.
No entanto, e dentro da variedade morfológica, é possível identificar componentes ou traços distintivos passíveis de organização em categorias ou tipos característicos. É precisamente no quadro desta preocupação que surge a somatotipologia. Esta técnica foi introduzida em 1940 por Sheldon, Stevens e Tracker, e centra-se essencialmente na representação da constituição do indivíduo em três componentes primários, representados cada um por um algarismo. O primeiro componente - endomorfismo - representa a deposição de massa adiposa
corporal;
o
segundo
-
mesomorfismo
-
traduz
o
desenvolvimento músculo-esquelético em relação à altura e o terceiro componente - ectomorfismo - expressa a lineariedade, ou seja a relação entre o volume de massa corporal e a altura do indivíduo.
Originalmente Sheldon cotou cada componente de 1 a 7, definindo três tipos extremos:
7-1-1
Endomorfo puro, indivíduo com características de obesidade, com predominância do volume abdominal associado a pequenas dimensões relativas das extremidades e laxidez muscular.
1
Desenvolvimento Motor
1-7-1
Mesomorfo puro, manifestando um acentuado desenvolvimento muscular e robustez óssea bem evidenciada no valor dos diâmetros dos membros. O aspecto generalizado é massivo e