Somatotipo
U.C.: Anatomofisiologia I
Docente: José Parraça
Discentes: Álvaro Alves, nº 51424 Ana Solange Rodrigues, nº 48599 Marta Sousa, nº 45844
Almada, Fevereiro de 2014
Índice
Introdução
Este trabalho surge no âmbito da Unidade Curricular de Anatomofisiologia I, correspondente ao primeiro ano da Licenciatura em Motricidade Humana, a pedido do docente José Parraça.
O Somatótipo incide numa descrição da composição corporal do individuo, podendo esta ser classificada como Endomorfo, Mesomorfo e Ectomorfo.
Para a elaboração desde trabalho voluntariou-se uma colega do grupo para proceder à medida das suas pregas adiposas, perímetros, diâmetros, peso e altura. Seguidamente, calculou-se o seu somatótipo e respetiva representação na somatocarta.
Por fim, com os resultados obtidos do perfil da atleta, olhando para a somatocarta geral de praticantes de ginástica rítmica, iremos comparar os resultados das mesmas para verificar se a atleta se encontra dentro dos parâmetros da pratica daquela modalidade.
Desporto praticado pela atleta:
Ginástica Rítmica Desportiva e de representação
A ginástica rítmica é um desporto, desenvolvido e praticado principalmente por atletas femininas que se destaca pela elegância e beleza dos movimentos.
A ginástica rítmica trabalha todos os músculos corporais, deixando-os fortes e saudáveis, sendo eles, braços, pernas, abdómen, glúteos e costas que ficam perfeitamente definidos e torneados.
Esta modalidade além do trabalho muscular envolve outras componentes como a delicadeza, equilíbrio, força, flexibilidade e coordenação.
No ponto de vista funcional do atleta, esta modalidade é muito completa, pois exige todos os tipos de movimentos corporais e um enorme domínio desses mesmos movimentos.