Analise de desenhos em quadrinhos
Nome: Roseli Aparecida Campos de Ramos nº 110046773
Turma – 2011.
O esforço dos professores de ciências e biologia tem como foco a mediação do processo de compreensão dos estudantes sobre conteúdos científicos. Nosso interesse nesse estudo são os processos nos quais os professores e estudantes se veem envolvidos e no esforço de compreensão dos conteúdos, que são difíceis de serem ensinados e aprendidos. Analisando os desenhos em quadrinhos percebe- se várias formas e métodos de aprendizagens arcaicos empregados com as crianças.
Os alunos são tratados muitas vezes induzidos a agirem de forma condicionados e não educativas, somente recebem informações de forma aleatória e são forçados a acompanhar muitas vezes um conteúdo que não lhes diz nada, de uma forma maçante e sem desenvolver o senso crítico, tratados como robôs mesmos, enfim são tratados como se fossem só mais uma peça, que precisam ser encaixados no sistema escolar.
Sem nenhum estímulo a leitura e pesquisa, ou seja, nada é interessante conhecer fora da escola.
Frente a esse cenário, faz se necessário um desafio maior ao professor de biologia, não só considerando as imagens das tirinhas, mas também à necessidade de avançarmos na preposição de outras abordagens capazes de favorecer a compreensão de nossos alunos.
Os livros didáticos desempenham um papel fundamental nas relações de ensino aprendizagem , especialmente quanto ao planejamento e desenvolvimento das aulas, e como fonte bibliográfica. Não é o único recurso existente, mais sempre foi o mais utilizado, importante e disseminado. Para alguns professores, os livros didáticos são quase que determinantes da prática pedagógicas, sendo ainda utilizados como um manual completo. Outros professores, de forma diversa, estabelecem uma interação pessoal