Funcionamento de motores eletricos
Introdução
Geradores elétricos são dispositivos que convertem um tipo de energia qualquer em energia elétrica. Eles têm como função básica aumentar a energia potencial das cargas que os atravessam sendo responsáveis por fornecer energia elétrica ao circuito.
A figura abaixo mostra o esquema de transformação de energia em um gerador.
No gerador, o movimento das cargas é o movimento real dos elétrons, do polo negativo para o polo positivo.
Possui dois terminais determinados polos: • Polo negativo – Terminal com menor potencial. • Polo positivo – Terminal com maior potencial.
Um gerador tem a função de receber as cargas que constituem a corrente elétrica em seu potencial mais baixo e entregá-las em seu potencial mais alto, fornecendo energia elétrica ao circuito.
Polos Magnéticos As extremidades, ou polos, de uma unidade magnética são denominados polos magnéticos. Há duas reações previsíveis entre polos magnéticos.
As unidades magnéticas não têm que se tocar para que uma força seja exercida entre elas. Elas só precisam estar suficientemente próximas para que suas forças magnéticas interajam, conforme mostra a Figura 3.
[pic]
Figura 1 - Atração e Repulsão dos Polos Magnéticos. Os polos exercem forças de atração e repulsão entre si, sem efetivamente estar em contato. As forças de atração e repulsão se estendem além da superfície de cada partícula.
Ímãs As forças de atração e repulsão entre as unidades magnéticas são muito pequenas. Porém, as unidades magnéticas podem ser posicionadas de tal forma que as forças entre elas podem se transformar em forças muito grandes. Uma força magnética externa agindo sobre uma barra de ferro, por exemplo, pode fazer com que todas as unidades magnéticas do ferro se alinhem na mesma direção. Todos os polos norte das unidades magnéticas apontando para uma direção e todos os polos sul das unidades magnéticas apontando