Relações interpessoais no trabalho
Alyne Maria Machado (FACESM) alynemaria@yahoo.com.br
Antonio Marcos A. Goulart (FACESM e UNIFEI) antoniomarcos@facesm.br
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo caracterizar e avaliar o clima organizacional em uma agência bancária localizada na cidade de Itajubá, MG. Para tanto, buscou-se, através da revisão bibliográfica, identificar as variáveis consideradas importantes e adequadas ao estudo do clima organizacional.Utilizou-se, para a coleta de dados, de entrevista estruturada aplicada a todos os funcionários da agência citada. Os resultados da pesquisa revelam um quadro bastante positivo, segundo a percepção de seus empregados, com um índice de aprovação bastante alto para as afirmativas propostas, o que revela um grau de satisfação elevado de toda a equipe. Foram observadas algumas deficiências, como a falta de reuniões, a melhoria do trabalho em equipe e melhoria no aspecto de segurança interna, itens que devem receber atenção especial por parte dos gestores. No geral, pode-se inferir pelos resultados encontrados, que existe um clima bastante favorável e propício ao desempenho profissional de seus colaboradores, bem como uma alta qualidade de vida.
Palavras-chave: Clima organizacional; Análise organizacional; Qualidade de vida no trabalho.
1. Introdução
Os recursos humanos são os recursos fundamentais de qualquer empresa, sejam empresas industriais, comerciais, prestadoras de serviço, do setor público ou privado. Sejam elas grandes companhias ou pequenas empresas. Mas principalmente, sejam elas prestadoras de serviços, porque são nestas onde os recursos humanos devem receber maior importância (Gianesi & Corrêa, 1994).
A maior atenção aos ativos humanos em empresas prestadoras de serviços justifica-se pelas atividades de serviços que são geralmente intensivas em recursos humanos, os quais constituem a parte fundamental responsável pelo seu sucesso e pelo comportamento dos